Tags

, , , , ,

Duas coisas  que eu gostaria de rever em destaques nas  academias de TKD:Um  era o quadro de princípios morais na parede principal  e a outra era o cerimonial de abertura e encerramento das aulas.

Na saudosa academia Pernambucana do nosso eterno Mestre Renato dos Santos , infelizmente já falecido , tínhamos como obrigação, decorar esses princípios e seguir os rituais de respeito aos mestres e a sala de pratica do TKD.

Na abertura das aulas , o cerimonial era levado a sério . Entrar no Dojan (área de treino) sem roupas adequadas(dobok limpo e passado)  ou para ficar brincando , nem pensar .No inicio das aulas , ajoelhava-mos de frente para as bandeiras do Brasil e da Korea e as saudávamos , baixando a cabeça nos moldes orientais. Depois, virávamos ainda de joelhos para  saudar o Sabonin (mestre ) e o Kiosanin ( professor ) . Em seguida , não antes dos Mestres e Professores , levantávamos e com a mão sobre o peito esquerdo ,recitávamos como um verdadeiro hino esses princípios : Cortesia , Integridade , Perseverança e Espirito Indomável . E ai começávamos uma aula de TAEKWONDO.

Muito de nós ,nem sabíamos direito os significados destes simples gestos e palavras .Mas para os que absorveram esse espirito , tenho certeza que até hoje ,sentem uma forte emoção ao lembrar daqueles tempos. O Mestre Renato , um homem de pouca erudição escolar mas de um profundo conhecimento intuitivo , sabia como todo bom General e guerreiro conduzir uma tropa. Na parede pintada de cal e nas estreitas acomodações da sua humilde academia , ele sempre mantinha um quadro com essas palavras  em destaque, bem no centro entre as bandeiras. Nos exames  dos faixas brancas , saber na ponta da língua esses princípios  fazia parte da prova oral . Sim tinha uma prova oral . Nomes dos golpes , nomes dos fundadores do TKD , nomenclatura das partes do corpo em coreano, faziam parte do exame de faixa. Por isso, eu depois de mais de 30 anos anos sem treinar , quando voltei estranhei tanto.

De forma alguma sou contra evolução e mudanças . Falo sempre que ,não gosto da forma como estão sendo conduzido os torneios, mas entendo a importância deles para divulgação , apesar de ter consciência de que outras formas , como aulas coletivas , embates entre academias , simpósios e demonstrações , serviriam muito melhor a esse propósito. Mas vejamos por outro lado . Quem busca este tipo de arte , alem de defesa pessoal , condicionamento físico , procura o que ? Acho que a resposta é : Disciplina e tradição . Senão ,porque optar por algo que tem tanta historia e tradição,para fazer ginastica ou lutar ? Para  este publico , existem outras modalidades de lutas e atividades físicas . Acho que está justamente ai, o erro dos que defendem o moderno TKD : querer se adequar demais a um público, que não deveria estar praticando arte marcial e sim esporte de competição . No esporte , você chama o professor de treinador , de tio , de coroa , de veio etc. Não  precisa de roupas  tradicionais . Pode ser de camiseta regata , de shorts e até sem camisa . Precisa simplesmente ser esperto e fazer de tudo para ganhar sempre . Não importa como , o importante é ser o campeão . Medalha pendurada no pescoço e troféu na prateleira . A aparência e o reflexo dos metais banhados a ouro ,certamente ofuscam os olhos dos pobres de espirito e os cegam diante da   nobreza, de ser um campeão de verdade . Aquele que vence a si mesmo e que reconhece ,que se esforçar para fazer certo  , mesmo sem acertar sempre, é muito mais honrado. Alguns Mestres e Professores precisam urgente reverem esses princípios escritos pelo fundador do TAEKWONDO : o Gal. Choi Hong Hi. Principalmente o da integridade. Abram um espaço nas suas paredes , cheias de títulos e diplomas de campeonatos e coloquem este quadro em destaque . Repensem a possibilidade de resgatarem os cerimoniais . Não deixem seus alunos despreparados, fazerem exames de faixa simplesmente para não contraria-los e vejam  os corruptos que querem facilidades e indisciplina sumirem . Sim vocês poderão até perder alunos mas ganharão  discípulos .

Por favor Mestres pernambucanos ,não desprezem nem destruam essa arte tão respeitada com milênios de tradição, que tantos aprendemos a amar : O VERDADEIRO TAEKWONDO .

Vicente Luiz

Código de Ética do TAEKWONDO


Os ensinamentos do TAEKWON-DO devem servir como guia a todos os verdadeiros estudantes da arte.

1 – Cortesia – Ye Ui
2 – Integridade – Yom Chi
3 – Perseverança – In Nae
4 – Autocontrole – Guk Gi
5 – Espírito Indomável – Baekjul Boolgool

Cortesia
O estudante de TAEKWON-DO deverá colocar em prática, além das normas de etiqueta, os seguintes itens:
1 – Promover o espírito de concessão mútua;
2 – Ficar envergonhado do desprezo maldoso de uma pessoa perante outra;
3 – Ser educado um para com o outro;
4 – Encorajar o senso de justiça;
5 – Distinguir o instrutor do aluno, e o sênior do júnior.

Integridade
No TAEKWON-DO, a palavra integridade assume uma definição diferente daquela geralmente apresentada no dicionário Webster’s. Uma pessoa deve ser capaz de distinguir o certo do errado e ter consciência, caso esteja errado, de sentir-se culpado.

Alguns exemplos onde há falta de integridade:
1 – O instrutor que deturpa a si próprio e a sua arte, apresentando técnicas impróprias aos seus alunos graças à falta de conhecimento ou indolência;
2 – O aluno que deturpa a si próprio “consertando” materiais quebrados antes das demonstrações;
3 – O instrutor que disfarça técnicas ruins com salas luxuosas e elogios falsos a seus alunos;
4 – O aluno que pede graduação a um instrutor, ou tenta comprá-la;
5 – O aluno que obtêm graduação com o objetivo de satisfazer seu ego, ou pelo sentimento de poder;
6 – O instrutor que ensina e promove sua arte para obter apenas ganhos materiais.

Perseverança
Há um ditado oriental que diz: “A paciência é a mãe de todas as virtudes”. Certamente, a felicidade e a prosperidade são adquiridas mais provavelmente pelas pessoas pacientes. Para se alcançar algo, como um alto grau de perfeição de uma técnica, deve-se determinar seu objetivo e então, persistir constantemente.

Robert Bruce aprendeu sua lição de perseverança através dos esforços persistentes de uma modesta aranha. Foi esta perseverança e tenacidade que proporcionou a ele libertar a Escócia no século XIV. Um dos segredos mais importantes para tornar se um líder de TAEKWON-DO é o de superar cada dificuldade através da perseverança.

Autocontrole
Este ensinamento é extremamente importante dentro e fora do Do Jang ( área de treinamento ), quer referindo-se a uma disputa livre, ou a um assunto pessoal. Uma perda do autocontrole em uma disputa livre pode ser desastrosa, tanto para o aluno, quanto para seu oponente. Uma incapacidade de viver ou trabalhar dentro dos limites ou da esfera de alguém também é uma falta de autocontrole.

Espírito Indomável
“Aqui jaz trezentos que cumpriram suas tarefas”.
Um simples epitáfio para um dos maiores atos de coragem conhecidos na humanidade. Apesar de enfrentarem as forças superiores de Xerxes, Leônidas e seus trezentos espartanos em Termópilas mostraram ao mundo o significado do espírito indomável, o que pode ser notado quando uma pessoa corajosa e seus princípios forem colocados diante de diferenças dominantes.

Um sério praticante de TAEKWON-DO deverá sempre conservar sua humildade. Ao defrontar-se com a injustiça, ele deve lidar com o combatente sem hesitação, ou medo, com espírito indomável, indiferente de quem quer que seja ou quantos forem.

fonte :

http://www.fbt.org.br/

About these ads